Com o DA50 RG, a Diamond Aircraft quer conquistar os pilotos que até agora optaram pelos modelos da Cirrus. Para isso apresentará seu mais recente monomotor, o DA50 RG, na maior reunião de aviação do mundo, a EAA AirVenture (de 26 de julho a 1º de agosto) em Oshkosh, Wisconsin.
A fabricante austríaca trouxe o primeiro exemplar do outro lado do Atlântico. O destino final do voo foi a fábrica da Diamond em London, Ontário, no Canadá.
O piloto de testes da Diamond Thomas Wimmer precisou de três dias para cobrir a distância de 4.410 milhas náuticas. Ele ficou no ar por um total de mais de 29 horas, o mais longo trecho de um total de dez pernas foi de 670 milhas náuticas, com a maior distância sobre a água de 400 milhas. O fluxo médio de combustível do motor diesel CD-300 de 300 cv foi de 12,7 galões americanos, o que corresponde a 48 litros de Jet A-1.
Ele seguiu a rota clássica de translado e fez paradas em Egelsbach, Wick, Vágar, Reykjavik, Kulusuk, Nuuk, Iqaluit e La Grande Rivière antes de pousar em London. Lá, ele foi saudado pela brigada de incêndio do aeroporto com uma saudação de água.
“Quando se trata de cruzar o Atlântico em uma aeronave monomotor a pistão, não há nada melhor do que o DA50 RG”, disse Wimmer após o pouso e enfatizou que não há problemas com o motor confiável. Ele também estava satisfeito com o equipamento aviônico da máquina que voou. “Com o G1000 NXi e o piloto automático GFC700, mesmo as aproximações por instrumentos mais exigentes são fáceis de gerenciar.” Ele também foi capaz de testar o sistema anti-gelo porque, de acordo com sua descrição, o Atlântico Norte costuma ser caracterizado por nuvens e condições de gelo quando voa para oeste. Em vista do forte vento contrário, o consumo comparativamente baixo do CD-300 é um verdadeiro ponto positivo.
A fabricante do motor parabenizou a Diamond: “Durante o desenvolvimento do CD-300, o motor foi testado em condições extremas para prepará-lo para cenários da vida real como este longo voo”, disse Sanjib Kumar, diretor comercial e vice-presidente executivo da Tecnologias Aeroespaciais da Continental. A vantagem do diesel é que, graças à operação de uma única alavanca, o piloto pode se concentrar totalmente no gerenciamento da cabine enquanto o motor simplesmente faz seu trabalho.
Wiener Neustadt está orgulhoso do que foi alcançado: “Sempre soubemos que o DA50 RG é uma virada de jogo para a aviação em geral. Este voo destaca a confiabilidade e o desempenho desta aeronave incrível”, disse Liqun Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria, acrescentando que “qualquer piloto em busca do melhor avião monomotor a pistão deve considerar o DA50 RG.”