Aeromot e Textron Aviation firmam acordo para desenvolvimento de porta de salto e queda de carga para Cessna Caravan
A AEROMOT, em parceria com a Textron Aviation Inc., anunciou um importante contrato de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de uma porta de paraquedista e lançamento de carga com abertura em voo, especialmente projetada para as aeronaves Cessna Caravan. O anúncio foi realizado durante o evento de lançamento do AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, promovido em conjunto com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e contou com a presença de Bob Gibbs, Vice-Presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron Aviation.
A colaboração entre as empresas prevê que a Textron Aviation forneça os dados técnicos e de engenharia necessários para que a AEROMOT desenvolva o Certificado de Tipo Suplementar (STC) brasileiro, que será emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após a certificação, a solução estará disponível para toda a frota global de Cessna Caravan e será oferecida, também, como opcional de fábrica em novas aeronaves produzidas pela Textron Aviation.
“Essa parceria com a Textron Aviation representa um avanço significativo na nossa atuação em soluções para missões especiais. Desenvolver um projeto com esse nível de complexidade e impacto global reforça a capacidade técnica da AEROMOT e coloca o Brasil em evidência no cenário da aviação internacional”, destaca Guilherme Cunha, presidente da AEROMOT.
“O Brasil abriga mais de 200 Cessna Caravans, operados por clientes da aviação geral, operadores comerciais, forças policiais estaduais e pela Força Aérea Brasileira”, afirmou Bob Gibbs, Vice-Presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron Aviation. “Essa colaboração com a equipe de engenharia da AEROMOT permitirá o desenvolvimento de uma solução de alto valor que beneficiará operadores da Caravan não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo”, completou.
Sobre o AeroCITI
Localizado em Guaíba (RS), o AeroCITI é um moderno complexo industrial aeronáutico concebido com base nos princípios de uma Aerotrópole Sustentável. O projeto prevê a integração de fábrica de aeronaves, centro de inovação, polos logísticos e de manutenção, além de infraestrutura aeroportuária com função regional, servindo como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
A iniciativa representa um passo estratégico para impulsionar a indústria aeronáutica brasileira, fomentar o desenvolvimento econômico do estado e atrair investimentos de alto valor agregado. A primeira fase do projeto prevê um investimento inicial de R$ 200 milhões, com projeção total de até R$ 3 bilhões nas fases subsequentes, gerando cerca de 1.500 empregos diretos.