Todas as aeronaves Diamond são certificadas pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Como o projeto das aeronaves Diamond é relativamente recente, os requisitos de certificação pelos quais as aeronaves foram aprovadas são muito mais rigorosos do que o das principais aeronaves a pistão que operam no Brasil. Isso significa muito mais segurança e muito mais confiabilidade. As aeronaves Diamond não são experimentais.
Além disso, os requisitos de qualidade da fábrica são mais elevados que os padrões impostos pela (Federal Aviation Administration) FAA e (European Aviation Safety Agency) EASA.
As aeronaves da Diamond possuem garantia de 2 anos ou 1.000 horas de voo (o que ocorrer primeiro), a contar da data de entrega na fábrica, para a aeronave, motores, hélices e avionicos. A Diamond gerência a execução das garantias referentes a aeronave, motores e helices, enquanto os centro de serviço Garmin gerenciam a execução das garantias referentes aos avionicos.
Os fabricantes envolvidos, por seu exclusivo critério, realizaram o reparo ou substituição das peças e/ou componentes defeituosos, dentro do período de garantia, por meio dos seus respectivos Centros de Serviços aprovados no Brasil. É importante ressaltar que a aeronave seja operada e mantida conforme os critérios estabelecidos nas clausulas gerais das garantias.
O conceito de todos os projetos de aeronaves Diamond nasce a partir da segurança. A Diamond trabalha nos conceitos de segurança passiva e segurança ativa. O primeiro é o que faz com que os acidentes sejam evitados (aeronaves mais fáceis de pilotar, cockpits mais amplos e com maior visibilidade, aviônica moderna, manete única para comando do motor, maior envergadura e mais estabilidade) e o segundo é o que protege os ocupantes em caso de acidentes (célula de sobrevivência similar aos projetos da Fórmula 1, materiais leves e altamente resistentes).
A Diamond Aircraft é a única fabricante de aeronaves convencionais do mercado a realizar o Crash Test. As estatísticas confirmam que as aeronaves Diamond são comprovadamente as mais seguras da categoria. O índice de fatalidades por número de acidentes com aeronaves Diamond é o menor do mercado.
A Diamond Aircraft possui um centro de serviços especializado no Brasil, a AEROMOT SERVICE CENTER, que possui bases de operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre e no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.
Além da AEROMOT, diversas empresas de manutenção já estão realizando as certificações para realizar a manutenção nas aeronaves Diamond.
A política da Diamond em relação ao overhaul dos motores é a de oferecer ao cliente motores vistoriados, à base de troca. Quando é chegada a hora de fazer o overhaul com 1800 horas, o cliente não tem o retrofit do motor e sim, recebe um motor (Rebuild) Austro Engine em troca do seu.
Essa política permite que a Diamond avalie cada motor recebido e garanta excelentes níveis de segurança.